quarta-feira, 8 de abril de 2015

Quaresmeira

   O post de hoje é sobre uma árvore extremamente bela e comum na nossa cidade de Vitória da Conquista. Quem nunca parou para admirar ou virou o pescoço ao se deparar com essa árvore florida pelas ruas da cidade?  A Quaresmeira ou Tibouchina granulosa (Desr.) Cogn. é uma árvore pioneira, da Mata Atlântica e seu nome popular vem do florescimento no período da Quaresma. Apresenta grande número de pequenas sementes, que são dispersadas pelo vento. Seu porte geralmente é pequeno ou médio, podendo atingir 8 a 10 metros de altura. Seu tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm e possui um período de vida de 60 a 70 anos. Além da sua variedade de flores, que podem ser roxas ou rosadas, que deixam a árvore ainda mais bonita!  Essa espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado. É uma árvore pioneira (crescimento rápido e ciclo de vida curto), rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres. Sua madeira, apesar de ser inferior, é indicada para construção de vigas, caibros ( nos telhados), postes, esteios (apoios), e moirões para lugares secos. Ou seja, além de ser bonita e decorativa, a Quaresmeira possui outras utilidades!  Só por curiosidade:  Classificação científica  Reino: Plantae  Divisão: Magnoliophyta  Classe: Magnoliopsida  Familia: Melastomataceae  Gênero: Tibouchina  Espécie: T. Granulosa


(Imagem retirada do Google)
Texto: Lílian Carletto
Bibliografia: Wikipedia

Apresentação

O blog Nossa Flora, objetiva informar e valorizar a flora local da Bahia, mais especificamente da cidade de Vitória da Conquista!
O estado da Bahia possui uma boa representatividade de quase todos os ecossistemas existentes no Brasil, sendo na porção mais Leste principalmente, mata atlântica, restingas, mangues, várzeas, e matas mesófilas. Para Oeste o Semi-árido ocupa mais de 50℅ do estado, ocorrendo uma grande diversidade de tipos de caatingas, as Lagoas Temporárias nas partes mais baixas, os Cerrados, diferentes tipos de florestas e os Campos Rupestres, encontrados na Chapada Diamantina. Vitoria da Conquista possui um clima Tropical, amenizado pela altitude local e a vegetação que inclui Caatinga, Carrasco, Mata-de-Larga, Mata de Cipó e Mata Fluvial úmida. De posse desse conhecimento, nós, alunos de Engenharia Florestal criamos esta página como forma de maior conhecimento sobre nós mesmos, esperamos que aproveitem!!

 
(Foto: Lílian Carletto)